Gabriel sempre vai a pé para a
escola. Um percurso longo e perigoso. Uma terça-feira, ao fazer isso, encontra
um amigo que o convida a matar aula para ir à praia. Ele reluta, mas um
diazinho só não fará diferença, então vai. Gabriel está no ônibus, esperando
sua partida, quando é surpreendido por um assaltante. Depois de embarcar, o
criminoso checa as bolsas de todos os passageiros e, de forma violenta, começa
a confiscar todos os pertences. Gabriel, cujo assento está na última fileira,
liga para seu tio, um policial muito respeitado que, por morar ali na
vizinhança, se disponibiliza para impedir a situação. O jovem ladrão logo
percebe a intenção do menino e o agride fisicamente, jogando sua mochila para
fora do veículo e seu telefone, no chão. Mas quando faz isso, deixa sua máscara
cair e Gabriel o identifica. É seu colega da escola, o Roberto, da oitava
série. Gabriel convence o rapaz a desistir do roubo e promete ajudá-lo no que
for preciso. Os dois saem do ônibus, o tio de Gabriel aparece e se compromete a
manter o jovem Roberto no caminho certo. Gabriel decide voltar para casa,
depois do susto, e nunca mais faltar aulas à toa. O que aconteceu com ele o fez
refletir sobre os caminhos nos quais os adolescentes podem cair, caso não haja
uma boa orientação familiar. Olhou para sua família reunida para o almoço e
percebeu o quanto era privilegiado por fazer parte de um núcleo tão especial.
Beatriz Aguiar
Comentários
Postar um comentário